Antro Particular

31 dezembro 2008

2009: só nos resta seguir

Não espere o seu país. Esqueça esse tal de Brasil. O Lula ou qualquer outro. Desista de ser representado e ver tua velhice garantida com políticas responsáveis e boas idéias. Isso não acontecerá. Não deu certo com os políticos passados, atuais, e não dará com os próximos, mesmo com o aumento no número de vereadores. Não espere estar entre eles aquele que servirá ao seu melhor. No próximo ano, a única atenção será a eleição de 2010. Portanto, você não está nos planos de ninguém, apenas o seu voto.

Lamento informar, o sonho do biocombustível está prestes a desaparecer. O barril de petróleo, hoje ao custo próximo de quarenta dólares, torna inviável outro tipo de investimento. O baixo preço do petróleo faz com que as novas reservas se desvalorizem frente ao mercado global. O petróleo não vale mais tanto assim. Será preciso dar tempo e sorte a muitos fatores para que as coisas retornem ao otimismo. Então esqueça a sonhada riqueza, a força atrás da mesa nas negociações mundiais. Permaneceremos, por hora, terceiros, como sempre, assistindo aos primeiros definir nossos valores.

Esqueça o futuro guardado na poupança, investimentos fixos ou em ações (se você teve coração forte). Não existem mais. A crise norte-americana é de todos, está a sua porta, em sua geladeira. Empresas morrem todos os dias, sem distinção ou gênero. Não acredite em sorrisos. Não ouça promessas inconseqüentes. Haverá desemprego sim. Queda nas exportações. Aumento nos importados. Ficaremos ilhados em nossos problemas, enquanto os outros cuidam de si. Inchaço da dívida pública, menor circulação de capital e quem sabe será preciso um aumentozinho de juros para nos dar o passo final ao interior do abismo. Aquela viagem, o vestido, a bela ceia de natal, os presentes sob a árvore serão os dragões a te perseguir por muito tempo. Seu trabalho, em risco de extinção, virará dívidas. Seu futuro certo, um presente desespero.

Não espere que Obama possa resolver sua vida. Ele não é um personagem de Hollywood. Muito menos um super-herói. Não haverá efeitos especiais. Como discursara, ele é o presidente dos Estados Unidos, e é para ele que irá trabalhar, para manter a nação forte, mantê-los líderes, ainda que seja necessário o uso da força. Sendo assim, fique na tua. Ele não é teu, brasileiro. É deles. Mas não sinta inveja. Não seja bobo. O cara recebeu dentro das gavetas algumas guerras históricas, outras provocadas sem justificativas, outras em explosão, uma crise financeira incontrolável, o planeta como inimigo, inimigos de sua cor, origem, ancestralidade... Como salvador, a melhor possibilidade será a de terminar idolatrado ainda que pregado numa cruz, observador dos resultados frustrados de suas boas-vontades.

Esqueça tudo, enfim. Nada do que fora planejado poderá dar certo! Pois fora sonhado em um mundo diferente ao que há de vir. E que virá.

Siga, apenas. Em paz. Humilde, porém sem abaixar os olhos. Criando outros caminhos, encontrando saídas não percebidas. Faça do deserto, da solidão, teu novo universo. Invente-o sem a necessidade de depender de presidentes, salvadores, heróis. Seja verdadeiro. Enfrente a vida como a morte. A cada dia. A cada hora. E tire daí a experiência máxima para sobreviver a tudo, ao que tiver de ser, enquanto alicerça no presente os principais pilares do resto de tua vida: ética, criatividade, ousadia, responsabilidade, para que possamos preparar um 2010 perfeito e nele iniciarmos um movimento para reescrevermos a História. Que seja assim, então. Um ano de luta e desmascaramento. De desapego e novos valores.

Que 2009 nos re-ensine a sermos humanos. Um ótimo 2010 a todos...
montagem de patrícia cividanes sobre obra de barbara kruger.

1 Comments:

  • sem tanto pessimismo. pois para que 2010 seja bom 2009 tem que ser de luta. e de mais luta, ainda. beijos
    contrera

    ps: agora preciso me cuidar, né. os anônimos estão à porta, dizendo que eu torço contra. arre! antes contra de mim do que a favor dos medíocres. ahahahah

    By Anonymous Anônimo, at 7:41 PM  

Postar um comentário

<< Home