Antro Particular

22 fevereiro 2011

Cultura Brasileira, uma quase ficção 4

capítulo 1.
Quase desfalecendo de tão fraca, Ana de Hollanda continua esperando o Fenômeno, em sua sala de estar. Até que o momento chega.
Fenômeno: Aninha, tudo resolvido.
Ela tenta se mexer, mas não consegue.
Fenômeno: Você não está feliz?
Ela tenta falar, mas não consegue.
Fenômeno: O que você tem, afinal?
Ana: Parece que já morri faz tempo.

capítulo 2.
Após meses de coma, ao telefone...
Alguém: Levanta e vai trabalhar! É uma ordem!
Ana: Quem está falando?
Alguém: Deixa de ser ridícula. Você tem uma agenda enorme a cumprir.
Ana: Não sei se consigo.
Alguém: Já estamos em março e até agora não vi nada. Você acha que eu te pago pra quê?
Ana: Eu não sabia que eram vocês...
Alguém: Quem são vocês? Aqui é a Dilma, porra!

capítulo 3.
Ana, 1a. Entrevista.
Faustão: ... a filha do Sérgio Buarque.
Ana: Oi Faus...
Faustão: ô loco, meu. E eu que vi a Aninha pequena.
Ana: É um praz...
Faustão: Ela esperava o irmão cantar no Perdidos da Noite. Brincadeira, meu. Quem diria, heim?
Ana: E eu...
Faustão: Você que tá olhando a tua cunhada agora...
Diretor: Fausto, pede desculpas. Vamos cortar pro Oriente Médio...

capítulo 4.
Ana, 2a. Entrevista.
Marília: Ela é irmã de Chico Buarque, filha de intelectual, passou pela Funarte e MIS, e hoje é o olhar da cultura do governo Dilma. Ana de Hollanda. Você é mesmo cantora, é isso? E como é ser ministra e artista? Sem querer comparar, perguntei isso pro Gil também. Ele me disse...
Diretor: Gabi, nós vamos cortar pro Oriente Médio...

capítulo 5.
Ana, 3a. Entrevista.
Jô: Ana de Hollanda, vem pra cá menina.
A banda para.
Jô: Faz tempo que não nos vemos.
Ana: A última vez foi em 85, no aniversário do Chico.
Jô: Tem visto teu irmão?
Ana: Menos, agora.
Jô: Foi em 84, 85, não é isso?
Ana: 85.
Jô: Aniversário dele. Tem visto ele?
Ana: Pouco.
Jô: Era isso. Tava eu e o Ziraldo...
Horas depois...
Fim do 1o. Bloco.

capítulo 6.
De volta, a banda para.
Jô: E agora você é a nova ministra da..., do...
Ana: Cultura.
Jô: Isso. E gravou um cd?
Ana: Sim, é...
Jô: Sem querer interromper, mas já interrompendo. Eu gravei um cd com poemas do Pessoa, que ganhou o prêmio melhor cd de poema, e eu apresentei em Portugal, é realmente lindo...
Diretor: Jô pede desculpas. Vamos cortar pro Oriente Médio...

capítulo 7.
Ana, 4a. Entrevista.
Ronnie Von: Ana de Hollanda! Oi lindinha...
Ana: Oi.
Ronnie: Lindinho, a Ana lançou um cd. Como é que consegue ter tempo pra ser ministra e cantora?
Ana: Bem, é...
Ronnie: Tem planos já? Queria te dar uma canção minha. ‘Meu amor é cachoeira...’.
Ana: Olha Ron...
Diretor: Ronnie, pede desculpas. Vamos cortar pro Oriente Médio...

capítulo 8.
Ana, 5a. Entrevista.
Ana Maria Braga: Oi Ana, que bom que você pôde vir.
Louro: Cadê seu irmão?
Ana: Também estou feliz.
Louro: Cadê o Fenômeno?
AMB: Vamos sentar. Vou servir teu café.
Louro: Cadê a Cultura?
AMB: Me fala do seu cd.
Louro: ha ha ha...
Ana: Eu...
AMB: Ana, desculpa. Nós vamos direto pro Oriente Médio...

capítulo 9.
Ana: Não é possível. Eles só querem saber do Oriente Médio, afinal o que está acontecendo lá de tão importante?
Fenômeno: Não tem acompanhado?
Ana: Com que tempo? Eu vou marcar a próxima entrevista. É a última tentativa. Depois, chega!

capítulo 10.
Pelo telefone.
Ana: Então você deixa eu ir ao seu programa?
Alguém: É que você não tem muito o perfil do público.
Ana: Mas eu posso cantar.
Alguém: É isso que me dá mais medo.
Ana: E seu eu levar meu irmão?
Alguém: Bom, aí talvez.
Ana: E se o Fenômeno for junto?
Alguém: Tá certo. Semana que vem?
Ana: Sem falta.

capítulo 11.
Hebe: Fenômeno, Chico Buarque, a irmã dele e Ariadna do BBB.
Ana: Oi Hebe.
Hebe: Chico, eu te comia todo. E o Fenômeno também.
Ana: Oi Hebe.
Hebe: Gente, olha essa Ariadna, que gracinha.
Ana: Oi Hebe!
Hebe: Vou sentar entre esses dois homens.
Ana: Eu tô aqui!
Hebe: Chico canta pra gente.
Ana: E eu?
Hebe: Tô toda molhada.
Ana sai. No caminho quebra um objeto da decoração.

capítulo 12.
Ana: ... E ninguém me deixa cantar.
Márcia G.: Ela quer o espaço dela. Uma mulher descontrolada.
Ana: Posso cantar agora?
Márcia G.: E ninguém respeita o talento dessa mulher.
Ana: Posso?
Ibope cai. Cortam o microfone de Ana.
Márcia G.: Vamos pro próximo caso. Ela vendeu a casa e deixou a mãe na rua. Maria de Fátima e Raquel Acioli.
Um contrarregra retira Ana do palco.

capítulo 13.
Ana: Não tô certa?
Gaspareto: Vai à luta e para de reclamar, minha filha.
Ana: Mas...
Gaspareto: É difícil ouvir que você fracassou?
Ana: Não pode falar assim comigo.
Gaspareto: E você tá aqui pra quê? Cantar? Quem emana luz não precisa de ninguém, brilha. Como eu e minha mãe.
Ana desmaia.
Gaspareto vaia.
Ela acorda e sai humilhada.

capítulo 14.
Fenômeno: Ela sumiu.
Dilma: O que você quer dizer com isso?
Fenômeno: Ninguém mais a viu. Em lugar nenhum.
Dilma: Não é possível.
Assessor: Dilma, notícias da Ana.
Dilma: Onde ela está?
Assessor: Só sabemos que saiu do país.

capítulo 15.
Pelo telefone.
Ana: É minha última esperança.
Alguém: Sei como é ninguém querer lançar o teu cd.
Ana: Precisa fazer o que te pedi.
Alguém: Moro em SP, não estou mais no RJ.
Ana: Ele passeia pelo Leblon, quase todos os dias.
Alguém: Vamos deixar uma coisa clara, então. Eu vou fazer isso em nome da música e não porque você tá pedindo.
Ana: Ótimo. Desde que o faça.

último capítulo.
Chico: Oi Lobão, que faz no Rio?
Lobão: Acabou mauricinho.
Chico: Quem são esses aí?
Lobão: Alguns amigos que fiz na prisão.
Chico: Espera, vamos pensar com calma.
Lobão: O caralho. Primeiro vai ser você, depois o Herbert Viana. Galera, pau nele.
Bandido 1: Mas esses olhos...
Bandido 2: Tão azulzinho...
Lobão: Merda! Pelo menos o Hebert usa óculos.

epílogo Imprevisto.
Plantão do Jornal Nacional.
WB: A primavera árabe fez da Rua Árabe uma Avenida. As ditaduras caem uma após a outra.
Espere...
Uma câmera exclusiva da Globo avistou uma mulher no parlamento da Líbia. As câmeras não conseguem se aproximar muito, mas parece ser a min. Ana de Hollanda. Ela está cantando pra multidão enquanto tvs do mundo todo a filmam.

... Fim.

1 Comments:

  • Tudo Bem? bonita este blog parece muito organizado.........Boa pinta :/
    Adorei Continua deste modo !

    By Anonymous Anônimo, at 1:09 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home