Antro Particular

27 janeiro 2008

DIVINAS PALAVRAS: o inferno divino dos Satyros

É impossível adentrarmos ao Espaço dos Satyros sem termos nas mãos um pouco de suor proveniente da expectativa. Na calçada, amigos se reencontram, artistas diversos circulam com naturalidade. Passamos da bilheteria às cadeiras, ao badalar do sinal, cientes de que tudo pode acontecer a partir de então. E as primeiras imagens revelam a grandiosidade perfeita dos figurinos criados por Márcio Vinícius. Desfila o barroco e seus babados sobrepostos em volumes, surgem representações caricatas das vestimentas marginais das ruas. Em Divinas Palavras, os Satyros retornam ao texto de Ramón Dell Valle-Inclán pela via do grotesco referenciado em Goya e Bosch para construir um devaneio sobre a degradação da humanidade.

Tão quanto barroca, as personas se revelam múltiplas e versáteis, apresentando o Homem em sua capacidade mais primitiva de adaptação pela sobrevivência. E não cabe aqui apenas o sentido biológico do existir, mas, sobretudo, a facilidade no desvencilhar de quaisquer fundamentos morais em nome da melhor opção. Nesse caso, mais do que nunca, o poder de existir sobre os demais.

Ivam Cabral interpreta deliciosamente Lauriano, deficiente físico e mental, disputado por todos por sua capacidade de traduzir a piedade alheia em renda. O benefício fácil da exploração caracteriza mais do que o mero ato. Exibe a condição que vivenciamos tão claramente por aqui, nos trópicos, de chafurdar em restos. Nada é mais representativo da situação atual que a figura paralítica e imbecilizada de Lauriano. E em Divinas Palavras, Ivam traduz mais a apatia do nosso comodismo do que em qualquer outro personagem já por ele feito.

Lauriano expõe as transformações sofridas pelo Homem pós-Guerra: a perda da identificação do coletivo simultânea a incontrolável capacidade de capitalizar seja lá o que for. No mundo moderno aprendemos a valorizar o lucro acima de tudo; abandonamos o desejo pela compra fácil e transitória do prazer, capitalizamos as emoções em respostas quantitativas aos interesses imediatos e superficiais do modismo; esquecemo-nos de imaterializar as relações e as conseqüências de nossas vontades.

Divinas Palavras reconduz a áurea negra das pinturas de Goya para o contemporâneo recriando-a nos infernos de Bosch. Um encontro entre o medievalismo do pavor místico e a monstruosidade humanitária. Agora, o pavor místico se confronta pela capitalização do sentir. Agora, a monstruosidade se revela na pequenez da existência sem valor. Mas de maneira a contribuir na poesia do silêncio de Lauriano a pureza submersa entre os destroços, como um fio frágil de esperança esquecido amarrado em qualquer lugar da história, pronto para ser recuperado.

Mais uma vez, Os Satyros incomodam a burguesia latente nas morais contemporâneas, impondo ao público o suplício de se admitir desagradável. Caminhar pelas esferas do fazer produtificado, conforme as imbecilidades do mercado, seria destruir o que de mais saboroso há nos Satyros: o risco corajoso do incômodo. Em seus palcos é preciso reconhecer a importância de reencontrar o que ainda há de humano em nós, ainda que isso só seja possível pela falta de bons adjetivos.

4 Comments:

  • Primitivo... nunca lembro essa palavra exatamente, fico só sentindo, sem saber ou lembrar, "primitivo"!
    Que texto Sr. Ruy, me levará ao teatro. Quase milagre.
    Todo respeito e um beijo,
    Kiki.

    By Anonymous Anônimo, at 8:04 AM  

  • ...você esta começando a ficar poético nas críticas...
    acabei de ter uma idéia...vou começar a criticar as suas críticas...ehehe...vou ficar rico!!!
    beijo
    Pancho

    By Blogger PANCHO CAPPELETTI, at 9:27 PM  

  • salve ruy, valeu a pilecada no boteco. puxei seu texto por que é tão difícil gostar de teatro para o meu blog. abração

    By Anonymous Anônimo, at 5:56 PM  

  • Oi Ruy,
    estarei no Festival de Teatro de Curitiba e gostaria de te enviar o meterial por e-mail. Pode me fornacê-lo?
    Atenciosamente,
    Antonio Mello
    T.E.A.T.R.O.C.O.N.T.E.M.P.O.R.Â.N.E O

    By Blogger TRAMAVIRTUAL, at 9:11 PM  

Postar um comentário

<< Home